Desmonte da educação pública

O deputado federal Leonardo Monteiro presidiu hoje a audiência pública na Comissão de Legislação Participativa (CLP) que debateu sobre o desmonte da educação pública, caracterizado pelos recentes cortes orçamentários, perseguição política dos profissionais da educação e recentemente pelo lançamento do programa do Ministério da Educação, Future-se. A audiência foi proposta pelos deputados Glauber Braga, Talíria Petrone e Luiza Erundina contando com as presenças do representante da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades (FASUBRA), Antônio Alves Neto, do Presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), Antônio Gonçalves Filho, e da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da União Nacional dos Estudantes (UNE), Luiza Foltran.

Leonardo Monteiro ressaltou que o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovou a aplicação de, no mínimo, 10% do PIB em educação até 2024, mas este número nunca ultrapassou os 6% e após a Emenda Constitucional 95, o cenário da educação se agravou. Para Leonardo Monteiro, Jair Bolsonaro faz cortes inadmissíveis no Ministério da Educação atingindo 40% na educação básica e 30% na educação superior, inviabilizando a educação pública, a produção de pesquisas e a garantia de acesso e permanência das crianças e jovens nas respectivas instituições educacionais. “Como deputado federal e como cidadão, é com grande tristeza que vemos esse governo atacar a educação pública e destruir todas as políticas públicas de acesso ao conhecimento e de oportunidades para milhões de pessoas que os governos do PT construíram. Por isso precisamos fortalecer esses espaços de debate e participação social na Câmara dos Deputados para garantir uma educação verdadeiramente pública e de qualidade”, afirmou.


O povo feliz de novo (PT/PCdoB/PROS). Do lado do povo (PT/PSB/PR/DC/PCdoB). Juntos com o povo (PT/PSB/PR/DC/PCdoB). Unidos com o povo (PT/PSB/PR).
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, Anexo IV, Gabinete 922. Brasília/DF. CEP 70160-900
site desenvolvido por Agência Libre e ConsulteWeb | 2018